Ainda me assusta quando percebo que meu pequeno 7a tem um grau de responsabilidade muito alto, coisa que não vejo em alguns adultos.
Nesses dias devido à correria esquecemos de fazer a lição de casa, e só na hora do almoço, já saindo para a escola percebi meu erro - sim me considero co-culpada, afinal, eu deveria ter lembrado.
Ele entrou num estado de tensão, e queria acabar logo o almoço para correr e fazer a lição, ele chorava e dizia que não iria para a escola sem fazer a lição, fizemos uma parte e desci com eles para não perder o transporte escolar. Ele estava inconsolável, se recusou com todas as força e argumentos a ir à escola naquele dia.
Subimos de volta, e ele foi fazer a lição, terminou e fui levá-lo.
Fiz ele entender que aquela era uma forma de não enfrentar seu erro, erramos, mas devemos ser responsáveis também por nossos erros, e assumir as consequências. Para ele isso foi impossível.
Prefiro acreditar que as crianças tem tendência a ser obedientes, os adultos que subliminarmente ensinam a burlar as regras. Mas até quando "des"formaremos cidadãos conscientes ???
As crianças aprendem por exemplos, se o pai ou mãe comete pequenos delitos, para as crianças aquilo ensina muito mais do que os conselhos moralistas que recebem.
Responsabilidade
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário