Super Nanny - Educação é Vida - Cris Poli


Ela não estava na sala da nossa casa, mas ouvir a Cris Poli, a Supernanny, durante o 1º Eduque foi uma experiência muito bacana e enriquecedora para nós do blog Criando Meninos e as mais de 450 pessoas entre pais, mães e educadores que compareceram ao evento do dia 01/10. Os seus valiosos conselhos, como aqueles que ela dá na televisão, confirmam a sua experiência: são mais de 40 anos dedicados à educação infantil, atuando como professora, apresentadora, escritora, palestrante e, claro, mãe (de três filhos) e avó (de cinco netos).
Ela iniciou a palestra dizendo que educação é vida, porque quando educamos, transmitimos princípios e valores de uma vida, de uma geração a outra, e que saber enfrentar a educação e o relacionamento das crianças com o mundo é uma arte. E realmente, não é gente? Quantas vezes me pego em situações em que a criatividade lidera: tentando evitar uma birra do meu caçula (ele está começando a apresentar ‘sintomas’ da fase dos “terrible two”, a temida ‘primeira adolescência do bebê’.... tem post saindo do forno sobre esse assunto) ou ainda buscando uma resposta a uma pergunta ‘cabeluda’ do meu primogênito ou dando um ‘não’ em situações em que nado contra a corrente e que preciso explicar a ele que, embora o amiguinho faça, não acho que seja o melhor para ele (isso deve ser um treinamento para as fases que virão).
Durante a palestra, Cris Poli também destacou o quanto é necessário sermos ativos na vida dos pequenos e transmitirmos os princípios que consideramos essenciais enquanto família, e disse: “Precisamos ensinar traços de caráter aos nossos filhos e isso se faz desde o momento em que eles nascem. O bebê começa a sentir a educação e os valores dos pais já nos primeiros abraços, banhos, brincadeiras... pois todo e qualquer contato nosso com a criança transmite vida. E esses traços de caráter continuam sendo ensinados à medida que a criança cresce, e os pais precisam ensiná-la a ser honesta, pontual, bondosa...”. Quanta verdade! Concordo em gênero, número e grau (tem um post no blog sobre isso: Nossos filhos seguirão os nossos exemplos e não os nossos discursos).
Cris Poli disse também que devemos tratar cada criança de forma única, respeitando a sua individualidade (acredito que, quando se tem mais de um filho, essa questão é mais complicada, pois algumas comparações vêm quase que automaticamente... mas, de fato, é preciso aprender a controlar). Para ela, como pais, precisamos buscar reconhecer e desenvolver as habilidades de nossos filhos, mas, para isso, “é necessário que os pais estejam perto dos seus filhos, acompanhando o seu crescimento, por isso a parceria família e escola é fundamental. É preciso haver um trabalho em conjunto, pois a escola também contribui para a formação do caráter das crianças, ambiente que acaba sendo uma extensão da família”. E realmente, afinal de contas, é em casa e na escola que nossos pequenos passam o maior tempo da vida deles.
Ao final do evento, a palestrante movimentou o ambiente numa agradável tarde de autógrafos de seu mais recente livro “Atenção! Tem gente influenciando seus filhos”. O livro é um guia a pais que querem aprender a lidar e evitar que influências indesejadas afetem seus filhos. A escritora fala dos avôs, amigos, televisão, internet, propagandas, entre outros, mas reforça que a família e a escola ainda são os maiores influenciadores sobre o comportamento e o caráter dos pequenos.
Por Ana Paula Piedade



¡Compartilhe!

0 comentários:

Postar um comentário

Perfil




MUDAMOS O BLOG PARA:
Criandomeninos.com.br
Publicitária e Jornalista, Mães de Tempo Integral de dois Meninos, Cris Avelar e Ana Paula Piedade.
Nosso propósito é desempenhar a tarefa de ser mãe com todos os nossos esforços, para garantir que eles tenham uma formação moral e educacional que venha proporcionar-lhes um futuro feliz.
Nossos princípios cristãos estão sempre em primeiro plano, nesta jornada a principal tarefa é formar nos pequenos, um caráter de homens tementes a Deus sobre todas as coisas, e cidadãos do mundo !! Se você tem meninos para educar, junte-se a nós e vamos mudar a geração de homens!!



 
Criando Meninos Copyright © 2011 | Tema diseñado por: compartidisimo | Con la tecnología de: Blogger