Castigo sem dor

Quantas vezes você ficou com aquele sentimento ruim depois de corrigir seu menino?
Aquela carinha de tristeza que ele faz, é de cortar o coração não é mesmo?
Algumas vezes eles precisam mesmo de um choque de realidade, de um chocalhão de verdade, de um aperto de justiça.
Eu tinha o hábito de sempre depois da correção física (sempre de leve, mas com cara de brava), sentar com eles e pedir perdão, nunca deixei o sol se por sem uma conversa de amor, sem um abraço, sem fazer o fechamento, até que um dia depois de uma correção, o pequeno que naquela época estava com uns 5 anos, me falou:
- mãe você ainda não me pediu desculpas por ter me batido.
Ahhhh
aquilo me soou como uma bomba, deu vontade de falar

SENTA QUE LÁ VEM A HISTóRIA,

aí eu entendi que estava fazendo errado,
quando eu lhe pedia perdão ele entendia que a errada era eu, e não ele
(sim erramos, mas sempre querendo acertar).
Conversei com ele que quando lhe pedia perdão não era que eu estava errada, mas pedia pelo fato de ter que castigá-lo, e que aquilo não me fazia bem.
Desse dia em diante, mudei meu "discurso" não peço mais perdão,
mas explico que não me sinto bem em corrigir fisicamente e que espero não precisar mais desse recurso, e olha que tem sido muito esporádicas essas correções (não incentivo ninguém a "bater" em seus filhos, cada um sabe até onde pode ir - pelo menos eu suponho)
Christopher Green em seu livro - Domando sua Ferinha 2 -
explica que a disciplina se baseia na lei do
estímulo e recompensa,
defende que existe sim um cantinho para o castigo, mas o castigo sem dor
em ações simples mas que falam muito aos pequenos:
- A entonação da voz é muito importante quando queremos chamar a atenção
- O afastamento deliberado, já experimentou deixar seu filho dando o "chilique" dele sem que tenha a sua atenção ? sair de cena, pode ser uma boa estratégia para a situação de conflito.
- Aquela brincadeira juntos, e ele te dá um soco no olho !?!?!?
o melhor a fazer é parar a brincadeira e fazer ele perceber que você não gostou, interrompe a atenção e faz ele entender que deve ser mais cuidadoso da próxima vez
(sim esses nossos meninos são bem "patas de urso" um carinho, as vezes começa com um soco involuntário)
- Tempo para pensar - tipo Super Nanny, funciona a partir do 1 ano até os 11 anos, a idade determina o tempo que ele tem para "meditar" sobre o que fez de errado. Mas é muito importante que fique clara a razão, se não você vai ouvir algo do tipo, mas porque estou de castigo???
Isso demonstra que tem algo fora do padrão, a criança deve saber a razão que a levou ao castigo. DIÁLOGO, ferramenta essencial. Mas é bom lembrar,
assim como nossos maridos, os meninos não gostam de discutir a relação, então,
SEJA SUCINTA, caso contrário, eles desligam a chave e vão te deixar falando sozinha.
- Retirar privilégios é eficaz, mas nunca prometa que vai fazer algo que não fará, coisas do tipo: "vou jogar pela janela o seu video game" porque vc nunca fará isso (pelo menos espero)
- Penalidades que dizem respeito `as conseqüências, `a retirada de propriedades ou mesada. No livro ele cita O sistema das três vidas onde a criança indisciplinada começa o dia com três vidas e a cada indisciplina vai perdendo uma, ao fim do período se não tiver mais nenhuma vida a criança vai arcar com a conseqüência, determinada no começo do dia. (espero que três vidas sejam suficientes rss)
Aos poucos vou compartilhando o que estou lendo no livro que citei.
FELIZ 2015 e vamos que vamos mudar a geração de homens




¡Compartilhe!

0 comentários:

Postar um comentário

Perfil




MUDAMOS O BLOG PARA:
Criandomeninos.com.br
Publicitária e Jornalista, Mães de Tempo Integral de dois Meninos, Cris Avelar e Ana Paula Piedade.
Nosso propósito é desempenhar a tarefa de ser mãe com todos os nossos esforços, para garantir que eles tenham uma formação moral e educacional que venha proporcionar-lhes um futuro feliz.
Nossos princípios cristãos estão sempre em primeiro plano, nesta jornada a principal tarefa é formar nos pequenos, um caráter de homens tementes a Deus sobre todas as coisas, e cidadãos do mundo !! Se você tem meninos para educar, junte-se a nós e vamos mudar a geração de homens!!



 
Criando Meninos Copyright © 2011 | Tema diseñado por: compartidisimo | Con la tecnología de: Blogger