Estudar brincando

Sempre fui do time das mães que senta no chão e inventa mil coisas para estudar juntos, brincar de professora, fazer chamada, ter um monte de alunos imaginários na sala de aula, uns arteiros, outros bonzinhos, enfim... até recreio rolava, com música e tudo mais !! hahah #zueiranverends

Quando o maior era menor, (tipo 4anos) eu fiz com ele um tipo de dicionário ilustrado, fazia recorte de revistas com imagens de aviões, carros, objetos de fácil identificação, ele colava e eu fazia a palavra na parte de baixo, era bem divertido e passávamos horas brincando assim, confesso que com o segundo, não tive tanto tempo assim, mas com este, fizemos um tipo que as ilustrações eram com as figuras dos livros de inglês, era um tipo de Pictionary - ele também curtiu bastante e como já escrevia, ele mesmo colocava o nome das imagens, enfim, toda forma de diversão dirigida é válida para o aprendizado, e claro, os vínculos só se reforçam.

Depois foi o tempo do Banco de Palavras, sabe aquelas tardes chuvosas em que não se tem muita opção de diversão ao ar livre?
Pega umas revistas e recorta palavras com letras que podem ser usadas quando a professora pedir - aqui elas pedem sempre !!
" COLE PALAVRAS QUE COMEÇAM COM A LETRA Y" xiii deu ruim !!!

No lugar de ficar procurando numa pilha de revistas, a criança já vai encontrar separadas por envelopes, ou algo do tipo, vai da criatividade/tempo/disponibilidade de cada um.

Dica: aproveitem e façam enquanto pequenos, quanto maior, menos querem saber de tesoura (aqui pelo menos )

Hoje resolvi mostrar um círculo do Stop, quem lembra de brincar de stop?
então, a ideia é a mesma, escolhe a letra e gira o ponteiro, todos terão que falar palavras com aquela letra, rende bons momentos em família e ainda dá para treinar a escrita, ou juntar letrinhas de EVA, enfim, curtir o momento e fazer a criança entender que estudar pode ser divertido.
Este círculo tem:
Um nome de uma mulher
Nome de um homem
Meu amigo é...
Um programa de televisão
Um personagem
Uma cor
Um país
Um estado ou cidade
Um esporte
Uma comida
Tenho medo de
Ganhei um
Uma fruta
Um brinquedo
Minha família é
Um animal
Na cozinha tem
Na escola tem

Claro que dá para fazer N listas com outros desafios, vai de cada um.
Espero que se divirtam !!
#Criandomeninos com brincadeiras dirigidas
Deixe seu comentário e siga-nos também no www.facebook.com/CriandoMeninos



¡Compartilhe!

0 comentários:

Postar um comentário

Perfil




MUDAMOS O BLOG PARA:
Criandomeninos.com.br
Publicitária e Jornalista, Mães de Tempo Integral de dois Meninos, Cris Avelar e Ana Paula Piedade.
Nosso propósito é desempenhar a tarefa de ser mãe com todos os nossos esforços, para garantir que eles tenham uma formação moral e educacional que venha proporcionar-lhes um futuro feliz.
Nossos princípios cristãos estão sempre em primeiro plano, nesta jornada a principal tarefa é formar nos pequenos, um caráter de homens tementes a Deus sobre todas as coisas, e cidadãos do mundo !! Se você tem meninos para educar, junte-se a nós e vamos mudar a geração de homens!!



 
Criando Meninos Copyright © 2011 | Tema diseñado por: compartidisimo | Con la tecnología de: Blogger